Equipe de Combate à Dengue, SESDEC - BOTAFOGO

Um canal entre a equipe SESDEC e a população do Bairro de Botafogo e adjacências.

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro / Niterói, RJ, Brazil
Agente de Vigilância em Saúde e Supervisor da Equipe SESDEC-Botafogo.

sábado, 28 de novembro de 2009

13 coisas que você precisa saber sobre a Dengue

1 – Quanto tempo após a picada a doença costuma se manifestar?
Se o mosquito estiver infectado, o período de incubação varia de três a quinze dias, sendo em média de cinco a seis dias.

2 – Quais são os sintomas da Dengue?
Os sintomas mais comuns são febre, dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum na gengiva.

3 – Como é feito o tratamento da Dengue?
Não há tratamento específico para o paciente com Dengue clássica. O médico deve tratar os sintomas, como as dores de cabeça e no corpo, com analgésicos e antitérmicos (dipirona). Devem ser evitados os salicilatos, como o AAS e a Aspirina, já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. É importante também que o paciente fique em repouso e beba bastante líquido. Já os pacientes com Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) devem ser observados cuidadosamente para identificação dos primeiros sinais de choque, como a queda de pressão. O período crítico ocorre durante a transição da fase febril para a sem febre, geralmente após o terceiro dia da doença. A pessoa deixa de ter febre e isso leva a uma falsa sensação de melhora, mas em seguida o quadro clínico do paciente piora. Em casos menos graves, quando o vômito ameaçar causar desidratação, a reidratação pode ser feita em nível ambulatorial. Alguns dos sintomas da Dengue só podem ser diagnosticados por um médico.

4 – A pessoa que contrai o vírus da Dengue pode morrer?
Sim. A Dengue, mesmo na forma clássica, é uma doença séria. Caso a pessoa seja portadora de alguma doença crônica, como problemas cardíacos, devem ser tomados cuidados especiais. No entanto, ela é mais grave quando se apresenta na forma hemorrágica. Nesse caso, quando tratada a tempo, a pessoa não corre risco de morte.

5 – Quais os cuidados para não pegar Dengue?
Como é praticamente impossível eliminar o mosquito, é preciso identificar objetos que possam se transformar em criadouros do Aedes. Por exemplo, uma bacia no pátio de uma casa é um risco, porque, com o acúmulo da água da chuva, a fêmea do mosquito poderá depositar os ovos nesse local. Então, o único modo é limpar e retirar tudo o que possa acumular água e oferecer risco. Em 90% dos casos, o foco do mosquito está nas residências.

6 – O que devo fazer para evitar o mosquito da Dengue?
Para evitar o mosquito da Dengue é preciso eliminar os focos do Aedes. Use mosquiteiros e principalmente telas nas janelas. Use roupas que cubram a maior parte do corpo.

7 – Depois de termos tido Dengue, podemos contrair a doença novamente?
Sim, podemos, mas nunca do mesmo tipo de vírus. Ou seja, a pessoa fica imune contra o tipo de vírus que provocou a doença, mas ela ainda poderá ser contaminada pelas outras três formas conhecidas do vírus da Dengue.

8 – Posso pegar Dengue de uma pessoa doente?
Não, apenas indiretamente através do mosquito (O mosquito pica alguém infectado, contrai o vírus, e pica outra pessoa. Contatos de pele, saliva etc, não.

9 – Quantos tipos de vírus da Dengue existem?
São conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4

10 – Quanto tempo vive a fêmea do mosquito e qual o seu potencial de procriação?
Em média, cada Aedes aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. Ela é capaz de realizar inúmeras posturas no decorrer de sua vida, já que copula com o macho uma única vez. Uma vez com o vírus da dengue, a fêmea torna-se vetor permanente da doença e calcula-se que haja uma probabilidade entre 30 e 40% de chances de suas crias já nascerem também infectadas.

12 – Quanto tempo o ovo resiste até eclodir?
Os ovos sobrevivem a condições adversas por mais de um ano, com grande resistência à dissecação, para eclodir somente nas primeiras chuvas do verão seguinte.

13 – As larvas do mosquito se desenvolvem apenas em água limpa?
Não. Tanto limpa quanto contaminada, a água possui os nutrientes necessários para o desenvolvimento do ciclo biológico do Aedes aegypti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como você avalia o trabalho realizado pelos nossos agentes