Equipe de Combate à Dengue, SESDEC - BOTAFOGO

Um canal entre a equipe SESDEC e a população do Bairro de Botafogo e adjacências.

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro / Niterói, RJ, Brazil
Agente de Vigilância em Saúde e Supervisor da Equipe SESDEC-Botafogo.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Diflubenzuron causa desconfiança nos agentes de combate do Aedes

O mais novo aliado no combate ao Aedes aegypt, o pesticida Diflubenzeron, está causando impasse entre os agentes de saúde e a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) devido às dúvidas sobre o manuseamento do químico.

O novo produto foi escolhido pelo Ministério da Saúde por causa de sua ação mais duradoura, cerca de dois a três meses a mais que o utilizado anteriormente, o BTI.

Segundo os agentes de saúde do Distrito Norte, o produto é muito forte e está causando alguns desconfortos nos profissionais na hora de manipulá-lo. Reações como dor de cabeça, ardência nos olhos e até coceira. Edson Bezerra, agente de saúde, afirma que no dia da apresentação do produto aos profissionais, um grupo de idosos que estava presente no local passou mal com o cheio forte do químico. E para acentuar o problema, os agentes de saúde denunciaram a falta dos EPI's (equipamentos de proteção individual).

Preocupados com a manipulação do diflubenzuron, os agentes de saúde fotografaram a embalagem do produto a fim de provar seu risco à saúde. Por esse motivo, eles pesquisaram na internet sobre o químico e mostravam que o produto deveria ser usado exclusivamente em atividades agrícolas e que ele seria tóxico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como você avalia o trabalho realizado pelos nossos agentes